terça-feira, 9 de março de 2021

Preços e histeria

  

Histeria gera aumento de preços, os preços subindo freiam a histeria, o controle de preços causa histeria. 


Alta do arroz vira meme e até o preço do sushi é motivo de 'pânico' - 11/09/2020. 

economia.uol.com.br 



O tema poderia ser alongado tremendamente, mas apenas somemos um texto útil sobre o tema:


“Os preços coordenam tudo


O sistema de preços, quando deixado a funcionar livremente, é um engenhoso método de comunicação e coordenação capaz de aprimorar substantivamente as condições de vida dos seres humanos.


Os preços livremente formados nos informam sobre a abundância ou escassez de cada bem ou serviço específico, e coordenam como cada bem e serviço será usado em um dado processo de produção. 


Para os consumidores, um aumento nos preços de um produto sugere que este se tornou mais escasso. Consequentemente, os consumidores irão reduzir o consumo deste produto em decorrência deste aumento do preço e procurar por substitutos mais baratos.


Para os produtores, os preços maiores deste produto informam que pode haver maiores oportunidades de lucro para entrar neste mercado específico. Estes novos concorrentes irão ou produzir mais deste produto, aumentando sua oferta, ou produzir bens alternativos para concorrer com o produto em questão.


Este é o processo de descoberta que define a essência do mercado. E é este processo, quando deixado a ocorrer livremente, que garante que os preços estejam sempre em níveis que tendam a equilibrar oferta e demanda.”


O componente mais fantástico e surpreendente de uma economia de mercado: o sistema de preços - www.mises.org.br 


Nos nossos arquivos: Mises Brasil - O sistema de precos - docs.google.com  



Um caso que será motivo de estudo no futuro foi a histeria com papel higiênico (completamente insana) e por álcool gel (com alguma motivação racional) durante o início da pandemia COVID-19 no Brasil, em 2020.


Uma rápida pesquisa no YouTube fornece um bom número de explicações muito didáticas sobre o tema: [ controle de preços ] ou [ preços controlam demanda ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário