segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Custos e Preços, um dilema

 

Ainda devo uma demonstração de que custos permitem se estimar uma faixa de faturamento necessário, mas não permitem estabelecer o preço em si, e muito menos as reações naturais do mercado que permitem novas situações de ponto de equilíbrio e novas estimativas de preços atrativos. O entendimento da questão é relativamente simples, apontada por diversos especialistas, mas a demonstração de maneira clara e didática, algebricamente bem construída, se possível com qualidade acadêmica, e mostrando a região de instabilidade relacionada ao ponto de equilíbrio, sempre sujeita nas empresas multiproduto / multipreço à caoticidade do ambiente mercado ainda me escapa, e devo comentar que a literatura na área que tenho encontrado trata o problema superficialmente.

Agora, um pequeno trecho a ser acrescentado na minha dissertação sobre formação de preços:


Warren, Reeve e Fess (2001) advertem que o custo fixo em relação ao custo unitário do produto é variável e que o contrário ocorre ao contrapor o custo variável com o unitário. Quanto maior for a quantidade produzida, menor será o efeito do custo fixo sobre o custo unitário, tendo em vista que a base de rateio será submetida à divisão por um número maior de unidades produzidas. Já no que diz respeito aos custos variáveis, o efeito será constante no custo unitário, pois para cada unidade produzida será necessário o consumo da mesma quantidade dos insumos variáveis, desta forma quanto mais se produz, mais se gasta e ao dividir pela quantidade produzida, o valor encontrado será sempre o mesmo. No caso do custo fixo, considerando a capacidade instalada, quanto maior for o volume da produção, maior será a distribuição destes custos entre as unidades produzidas. [WARREN, REEVE & FESS, 2001] [Bruni & Gomes, 2010]

Referências

Bruni, Adriano Leal;  Gomes, Sônia Maria da Silva. (organizadores). Controladoria: conceitos, ferramentas e desafios. EDUFBA, Salvador, 2010.


WARREN, Carl S., REEVE, M., e FESS, Philip E. Contabilidade Gerencial. São Paulo. Ed. Pioneira, 2001.


Para meu texto, ainda em desenvolvimento: Processo de form precos - docs.google.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário