terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Lei de Walras

 "A lei de Walras é uma teoria econômica segundo a qual a existência de excesso de oferta em um mercado deve ser igualada pelo excesso de demanda em outro mercado para que ele se equilibre. A lei de Walras afirma que um mercado examinado deve estar em equilíbrio se todos os outros mercados estiverem em equilíbrio."


www.bussoladoinvestidor.com.br  


No popular:


Sabe aquele balaio de produtos Shing Ling que se despeja por aí?


É bom o mundo começar a se coçar para que se mantenha a massa de consumidores capazes de adquirí-los. 



A trivial: en.m.wikipedia.org - Walras's law  


A lei de Walras é um princípio da teoria do equilíbrio geral que afirma que as restrições orçamentárias implicam que os valores do excesso de demanda (ou, inversamente, do excesso de oferta do mercado) devem somar zero, independentemente de os preços serem preços de equilíbrio geral. Isso é:



onde pj é o preço do bem j e {\ displaystyle Dj e Sj são a demanda e o fornecimento respectivamente do bem j.


A lei de Walras leva o nome do economista Léon Walras [1] da Universidade de Lausanne, que formulou o conceito em seu Elements of Pure Economics de 1874. [2]  Embora o conceito tenha sido expresso anteriormente, mas de uma forma matematicamente menos rigorosa, por John Stuart Mill em seus Essays on Some Unsettled Questions of Political Economy (1844), [3]  Walras observou a proposição matematicamente equivalente que, ao considerar qualquer mercado específico, se todos os outros os mercados em uma economia estão em equilíbrio, então esse mercado específico também deve estar em equilíbrio. O termo "lei de Walras" foi cunhado por Oskar Lange [4] para distingui-lo da lei de Say. Alguns teóricos econômicos [5] também usam o termo para se referir à proposição mais fraca de que o valor total das demandas excedentes não pode exceder o valor total dos suprimentos excedentes.


Referências

 

1.Barron, John M.; Ewing, Bradley T.; Lynch, Gerald J. (2006), Understanding macroeconomic theory, Taylor & Francis, p. 1, ISBN 978-0-415-70195-2

2."Walras' Law". Investopedia. Retrieved March 17, 2015.

3.Ariyasajjakorn, Danupon (2007), Trade, foreign direct investment, technological change, and structural change in labor usage, ProQuest, p. 55, ISBN 978-0-549-30654-2

4.Lange, O. 1942. Say's law: A restatement and criticism. In Lange, O., F. McIntyre, and T. O. Yntema, eds., Studies in Mathematical Economics and Econometrics, in Memory of Henry Schultz, pages 49–68. University of Chicago Press, Chicago.

5.Florenzano, M. 1987. On an extension of the Gale–Nikaido–Debreu lemma. Economics Letters 25(1):51–53.


Nenhum comentário:

Postar um comentário