sábado, 19 de janeiro de 2013

Requisitados espíritos animais

_
De "Charles" um dos comentadores mais assíduos do blog Bolha Imobiliária.

A manchete:
 
DILMA CONVOCA EMPRESÁRIOS E PEDE QUE LIBEREM
SEU ESPÍRITO ANIMAL PARA IMPULSSIONAR ECONOMIA




Analisemos a seguinte questão:

Um dos aspectos que definem, internacionalmente, a qualidade de vida de um povo é a variedade de bens e serviços disponíveis para o consumo nos respectivos mercados analisados.

É igualmente sabido que o Estado não tem meios para manipular a economia mediante controle de preços, reduzindo a inflação dos preços e ao mesmo tempo fazendo a economia crescer de maneira sustentável. Ele apenas dá inicio a ciclos economicos. Afinal o capital privado migra para os mercado que lhes proporcionam segurança juridica e lucros.

Desconhecendo até mesmo como funciona a administração de uma lojinha de 1,99, nossa “Presidenta” insiste em manter a pior equipe economica de todos os tempos por teimosia. Como se isso não fosse o bastante, chama os maiores empresários do país para ouvir suas criticas, sugestões e exigências acerca dos motivos que os impedem de liberar o espirito animal que habita em cada um.

Vejamos, empresarios não gostam de concorrência, empresários visam lucros, empresários querem aumento das barreiras de importação de bens estrangeiros etc…

Percebemos claramente que tudo que os grandes empresarios querem é diametralmente contra o que a população precisa e almeja. Precisamos de diversidade de bens e serviços para que a concorrência faça seu papel no tocante a diminuição dos preços para conquistar fatias de mercado. Isso serve também em relação a qualidade dos bens. Precisamos que os empresarios do mundo todo venham abrir suas empresas no Brasil e o governo deve incentivar isso a todo custo, pois além do aumento do numero e diversidade de bens e serviços disponiveis para a população, os preços cairiam bruscamente e, além disso, novas empresas absorveriam a mão de obra que seria dispensada pelas empresas gigantes que não produzem frutos para a sociedade e não aguentariam uma concorrencia de mercado.

O que estamos assistindo é o Estado de joelhos aos grandes empresários.

Pelo visto continuaremos consumindo produtos obsoletos produzidos por dinossauros, com os preços mais caros do mundo e péssima qualidade. Isso é exatamente o que nossos governantes acham que somos: um bando de selvagens!

Estamos assistindo a maior concentração de renda da história deste país, onde o povo só consegue ter acesso às quinquilharias por meio de crédito e endividamento. Essa é a escravidão moderna que estão nos impondo.

Uma grande parcela da população está acordando para o fato de que é pobre, continua sendo pobre e, o pior, nunca deixou de ser pobre. O que vivemos nestes ultimos anos foi um euforia coletiva que vai cobrar seu preço com a correção deste ciclo economico onde os preços aumentam generalizadamente pela criação artificial da demanda mediante o crédito mas a produção dos bens e serviços disponiveis no mercado não aumentam em quantidade suficiente para atender a todos, o que causa escassez e eleva preços. Ao mesmo tempo os empresários não aumentam investimentos porque conhecem a “Teoria dos Ciclos Econômicos” e aproveitam-se da elevação de preços para ampliarem suas margens.

Eu poderia escrever mais alguns parágrafos sobre o tema, mas tornaria o texto cansativo e prolixo.

Portanto meus caros, Dilminha pedir para empresários libertarem seus “espiritos animais” é esperar que os animais libertados sejam ASNOS, caracteristica tipica dos burocratas.



Extras



1

Asnus asininus frict - Um burro coça outro burro, máxima latina sobre o apoio mútuo entre os incompetentes e limitados.

2

Um caso típico a ser entendido sob a luz do Princípio de Peter:






_

Nenhum comentário:

Postar um comentário