sábado, 26 de setembro de 2015

Teorema de Okishio - 5


Quinta parte da tradução e edição de: Okishio's theorem

O modelo em termos físicos

O duplo sistema de equações

Até agora foi só suficiente descrever variáveis monetárias. A fim de expandir a análise para calcular, por exemplo, o valor patrimonial da constante c, o capital variável v e mais-valia (ou lucro) s para a economia como um todo ou para calcular as proporções entre estas figuras como taxa de mais-valia s/v ou composição do valor de capital, é necessário conhecer o tamanho relativo de um departamento em relação a outro. Se ambos os departamentos, I (bens de investimento) e II (bens de consumo) estão crescendo continuamente em equilíbrio deve haver uma certa proporção de tamanho entre estes dois departamentos. Esta proporção pode ser detetada por modelização de crescimento contínuo de nível físico (ou materiais), em oposição ao nível monetário.

Digo e repito: tenho de iniciar uma coleção de charges dos “ditos de esquerda”, boa parte delas incluindo, além de versões ´pictóricas das falácias de costume, uma tendência quase ridícula pelo “rótulo odioso”. - cyberdemocracia.blogspot.com

Nas equações acima, para todos os ramos, uma taxa de lucro geral igual foi calculada dado
  • certas condições técnicas descritas por coeficientes de entrada-saída
  • um salário real definido por uma determinada cesta de bens de consumo a serem consumidos por hora de trabalho x_2
pelo qual um preço tem de ser arbitrariamente determinado como numerário. Neste caso, o preço p_2 para o bem de consumo x_2 sendo definido como igual a 1 (numerário) e o preço para o bem de investimento x_1 sendo então calculado. Então, em termos monetários, as condições para um crescimento estável foram estabelecidas.

As equações gerais

Para estabelecer este crescimento estável também em termos do nível de material, o seguinte deve estabelecer-se:
(a_{11} x_1 + K a_{12} x_2) (1+g) = x_1
(a_{21} w \cdot x_1 + K a_{22} \cdot w x_2) (1+g) = K x_2
Assim, uma magnitude K adicional deve ser determinada, que descreve a dimensão relativa dos dois ramos I e II em que I tem um peso de 1 e o departamento II tem o peso de K.
Se é assumido que os lucros totais são usados para investimento, a fim de produzir mais no próximo período de produção a nível técnico dado, então a taxa de lucro r é igual à taxa de crescimento g.

Exemplos numéricos

No primeiro exemplo numérico com taxa de lucro r = 9,61 \% tem-se:
(0.8 \cdot 1 + 0{,}2808 \cdot 0.4 \cdot 1) \cdot (1+0.0961) = 1
(0.1 \cdot 2 \cdot 1 + 0.2808 \cdot 0.1 \cdot 2 \cdot 1) \cdot (1+0.0961) = 0.2808 \cdot 1
O peso do departamento II é K = 0.2808.
para o segundo exemplo numérico com taxa de lucro r = 10.30 \% tem-se:
(0.85 \cdot 1 + 0.14154 \cdot 0.4 \cdot 1) \cdot (1+0.1030) = 1
(0.1 \cdot 2 \cdot 1 + 0.14154 \cdot 0.05 \cdot 2 \cdot 1) (1+0.1030) = 0.14154 \cdot 1
Agora, o peso do departamento II é K = 0.14154. As taxas de crescimento g são iguais as taxas de lucro r, respectivamente.
Para os dois exemplos numéricos, respectivamente, na primeira equação no lado esquerdo, é a entrada e na segunda equação no esquerdo é a quantidade de entrada de x_1 e na segunda equação no esquerdo é a quantidade de entrada de x_2. No lado direito das equações dos primeiros dois exemplos numéricos, respectivamente, está a saída de uma unidade de x_1 e na segunda equação de cada exemplo está a produção de K unidades dex_2.
A entrada de x_1 multiplicada pelo preço p_1 resulta o valor monetário de capital constante c. A multiplicação da entrada x_2 com o preço definido p_2 = 1 resulta no valor monetário do capital variável v. Uma unidade de saída x_1 e K unidades de saída x_2 multiplicada por seus preços p_1 e p_2 respectivamente resulta nas vendas totais da economia c + v + s.
Subtraindo-se das vendas totais o calor do capital constante adicionado do capital variável (c + v) resulta o lucro s.
Agora a composição de valor do capital c/v, a taxa de mais-valia s/v, e a “parcela salarial” (repartição do valor agregado) v/(s + v) podem ser calculados.
No primeiro exemplo a parcela salarial é 58.6 \% e no segundo exemplo 41.9 \%. As taxas de mais-valia são, respectivamente, 0.706 e 1.389. A composição de valor de capital c/v é no primeiro exemplo 6,34 e no segundo 12.49. De acordo com a fórmula

CodeCogsEqn.gif

Para Latex: \text{Taxa de lucro }p = {{s \over v} \over {{c \over v} + 1}}

para os dois exemplos numéricos as taxas de lucro podem ser calculadas, resultando 9.61 \% e 10.30 \%, respectivamente. Estas são as mesmas taxas de lucro como foram calculadas diretamente em termos monetários.

Análise comparativa estática
O problema com estes exemplos é que eles se baseiam na estática comparativa. A comparação é entre as diferentes economias cada uma em um caminho de crescimento com equilíbrio. Todos os modelos em desequilíbrio levam a outros resultados. Se os capitalistas levantam a composição técnica do capital, porque, assim, a taxa de lucro é gerada, isso pode levar a um processo contínuo em que a economia não tem tempo o suficiente para chegar a um novo caminho de crescimento em equilíbrio. Há um processo contínuo de aumento da composição técnica do capital em detrimento da criação de emprego resultante, pelo menos no mercado de trabalho em estagnação. A Lei da Queda Tendencial da Taxa de Lucro hoje em dia geralmente é interpretada em termos de análise de desequilíbrio, não menos importante em reação à crítica de Okishio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário