segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Teorema de Okishio - 3


Terceira parte da tradução e edição de: Okishio's theorem

Introdução de progresso técnico



Trabalhadores claramente contribuindo com seu suado esforço, sendo apropriados de mais-valia.
- socialismiscrucial.wordpress.com

Uma única empresa do departamento I é suposta como usando a mesma técnica de produção, como o departamento como um todo. Assim, a técnica de produção desta empresa é descrita pelo seguinte:
(a_{11} x_1 p_1 + a_{21} w x_1 p_2) (1+r) = x_1 p_1
= (0.8 \cdot 1 \cdot 1.78 + 0{,}1 \cdot 2 \cdot 1 \cdot 1) \cdot (1+0.0961) = 1 \cdot 1.78
Agora, esta empresa introduz progresso técnico através da introdução de uma técnica, em que menos horas de trabalho são necessárias para produzir uma unidade de produto, o respectivo coeficiente de produção é reduzido, digamos, pela metade de a_{21}=0.1 para a_{21}=0.05. Isso já aumenta a composição técnica do capital, porque para produzir uma unidade de produto (bens de investimento) apenas a metade das horas de trabalho são necessárias, enquanto tanto quanto antes bens de investimento são necessários. Além disso, presume-se que a economia de técnica de trabalho vai de mãos dadas com um maior consumo produtivo de bens de investimento, de modo a que o respectivo coeficiente de produção é aumentado de, digamos, a_{11}=0.8 para a_{11}=0.85.
Esta empresa, após ter adotado a nova técnica de produção, é agora descrita pela seguinte equação, tendo em mente que a princípio preços e a taxa de salário permanecem os mesmos, desde que apenas uma presente firma mudou sua técnica de produção:
= (0.85 \cdot 1 \cdot 1.78 + 0.05 \cdot 2 \cdot 1 \cdot 1) \cdot (1+0.1036) = 1 \cdot 1.78
Portanto, esta empresa aumentou a sua taxa de lucro a partir de r = 9{,}61 \% para 10{,}36 \%. Isto concorda com o argumento de Marx de que as empresas introduzem novas técnicas apenas se isso eleva a taxa de lucro.
Karl Marx, volume III de Capital, capítulo 15: "Nenhum capitalista jamais voluntariamente introduz um novo método de produção, não importa o quanto mais produtivo que possa ser, e quanto ele pode aumentar a taxa de mais-valia, desde que reduza a taxa de lucro."
Marx esperava, no entanto, que, se a nova técnica se espalhasse por todo o ramo, que, se tivesse sido adotada pelas demais empresas do ramo, a nova taxa de equilíbrio do lucro não só para a empresa pioneira seria novamente um pouco menor, mas para o ramo e da economia como um todo. O raciocínio tradicional é que apenas "trabalho vivo" pode produzir valor, enquanto o capital constante, as despesas com bens de investimento, não criam valor. O valor do capital constante só é transferido para os produtos finais. Devido a nova técnica ser econômica pelo lado do trabalho, gastos com bens de investimento seriam aumentadas por outro lado, a taxa de lucro deve, finalmente, ser inferior.
Assuma-se que a nova técnica se espalhe através de todo o departamento I. Calculando a nova taxa de equilíbrio do crescimento e o novo preço p_2 obtem-se sob a suposição de que uma nova taxa geral de lucro é estabelecida:
  • (0.85 \cdot 1 \cdot 1.77 + 0.05 \cdot 2 \cdot 1 \cdot 1) \cdot (1+0.1030) = 1 \cdot 1.77
  • (0.4 \cdot 1 \cdot 1.77 + 0.1 \cdot 2 \cdot 1 \cdot 1) \cdot (1+0.1030) = 1 \cdot 1
Se a nova técnica é genericamente adotada dentro do departamento I, a nova taxa de equilíbrio geral de lucro é um pouco menor do que a taxa de lucro, a empresa pioneira tinha no início (10.36 \%), mas é ainda mais elevada do que a taxa geral antiga prevalecente de lucro: 10.30 \% maior que 9.61 \%.

Resultado
Nobuo Okishio demonstrou isso genericamente, o que pode ser interpretado como uma refutação da Lei da Queda Tendencial da Taxa de Lucro de Marx. Esta demonstração também foi confirmada, se o modelo é estendido para incluir não apenas o capital circulante, mas também o capital fixo. A mecanização, definida como aumento na quantidade de máquinas por unidade de produção combinada com a mesma ou reduzida quantidade de entradas de trabalho, reduz necessariamente a taxa máxima de lucro.[1]

Referências

1.Anwar Shaikh (1978): Political economy and capitalism: notes on Dobb's theory of crisis. Cambridge Journal of Economics, 1978, 2, 233-251. Nesse artigo está uma referência a Bertram Schefold (1976): Different forms of technical progress. Economic Journal

Nenhum comentário:

Postar um comentário