sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Pregações, Piketty e piquetes - 2


Outros textos sobre a nova vedete, alegria (ilusória) das ditas esquerdas pelo mundo:



Juro, charges orientadas “à esquerda” me divertem. - pjpontes.blogspot.com.br



1
João Cesar de Melo; A moral de Piketty - www.institutoliberal.org.br

Destaquemos:


“Piketty é o economista que faz os ignorantes se sentirem cultos, os idiotas se sentirem inteligentes e os socialistas se sentirem honestos.”

2


O primeiro Piketty: ao gosto de Mantega, mas não de Levy

Em 'A Economia da Desigualdade', autor francês esboça os princípios da teoria que o tornaria célebre: a de sobretaxar fortunas para reduzir o abismo entre pobres e ricos
- veja.abril.com.br

Destaquemos:


"Piketty constata ainda que a distribuição de renda por meio do trabalho tem sido ínfima desde o início do século XX. A explicação para essa estagnação está, segundo ele, no fato de as despesas trabalhistas das empresas serem transferidas aos preços e salários, reduzindo os ganhos reais conquistados ao longo dos anos."


Comentemos: Óbvio. Mas como que taxar os ricos não vai produzir o mesmo fenômeno?


Curiosamente, exatamente os maiores ganhos nos salários ao longo do tempo tem sido obtidos ainda que com mais repasse dos custos trabalhistas aos preços e salários, logo, o sistema de repasse não é linear.

"Piketty sugere que a “redistribuição fiscal” é a melhor alternativa para solucionar o problema, em especial a chamada “redistribuição keynesiana”, inspirada na teoria de John Maynard Keynes. Ela prevê um mecanismo de aumento constante dos salários como forma de estimular a demanda e, assim, aquecer a atividade econômica e o nível do emprego. “Trata-se do melhor dos mundos para a redistribuição, uma vez que se torna possível aumentar tudo ao mesmo tempo, sem gerar custos a ninguém!”"


Comentemos: Não existe sistema de distribuição - sempre imposta, normalmente estatal, logo imposto - que não tenha custos, portanto, gera mais esforço global da economia, o que chamo por analogia de “atrito”, e por fim, reduz renda.


Novamente, pois tem de ser eternamente lembrado: Não existe algo tal como um almoço grátis.

3


“O que Piketty e marxistas em geral querem taxar em 5% por exemplo, é 5% dos investimentos menos 5% das dívidas, inclusive impostos e salários a pagar.


Taxando estes dois você indiretamente estará taxando 5% do capital.


Mas é isto mesmo que vocês defensores de Piketty e Karl Marx realmente querem fazer? Reduzir em 5% as máquinas, os estoques, o ativo circulante que financiam a produção?


Piketty e Karl Marx acham que nosso capital é um bem físico! Como ouro e títulos públicos, que podem ser taxados em 5% sem afetar nada das empresas.


Aliás, acham que taxando o capital poderão gastar mais em saúde e educação, sem nenhuma outra consequência.”


Karl Marx e Piketty Erraram - blog.kanitz.com.br



4


“Quando marxistas e liberais falam que os ricos deveriam “devolver” à sociedade, lembrem-se que quem nunca devolve é o Estado.


Este Estado nunca devolve integralmente os impostos, e quando devolve é com serviços de terceira qualidade.


Bill Gates, Steve Jobs, Roberto Carlos, não podem “devolver” porque nunca tiraram nada da sociedade que precisassem “devolver”.


Quem tira de nós é o Estado, a força, via impostos.”

Comunitarismo Devolvendo à Sociedade - blog.kanitz.com.br


Igualmente, nos nossos arquivos em: [ Stephen Kanitz - Karl Marx e Piketty Erraram ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário