segunda-feira, 11 de março de 2013

Analisando as ditas "11 dicas de Bill Gates"

_



Uma parte do texto por mim recebido por e-mail:

Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente editou em uma conferência em uma escola secundária, sobre 11 coisas que os estudantes não aprenderiam na escola.

Ela fala sobre como a "política educacional de vida fácil para as crianças" tem criado uma geração sem conceito de realidade e como esta política tem levado as pessoas a falharam em suas vidas posteriores à escola.

Muito conciso, todos esperavam que ele fosse fazer um discurso de uma hora ou mais, ele falou por menos de cinco minutos, foi aplaudido por mais de deis minutos sem parar, agradeceu e foi embora em seu helicóptero a jato...

1. A vida não é fácil, acostume-se com isso!

Minha observação: Sempre deparei-me com empresários e profissionais que quando custificam uma questão, estabelecem prazos e datas para um projeto, sempre consideram a situação totalmente ideal.

De onde surgiu:

Lei de Hofstadter - "É sempre necessário mais tempo que o previsto, mesmo quando se leva em conta a lei de Hofstadter."

Corolário de Quiumento: É sempre necessário mais capital que o previsto, e por mais tempo, mesmo quando se leva em conta  lei de Hofstadter e o corolário de Quiumento.


O mistério de um orçamento mensal é que dá sempre certo na primeira metade do mês e nunca na segunda. - Millor Fernandes


Viver é permanentemente solucionar problemas. - ouvido de um amigo, mas certamente, anônimo e popular.

Viver é enfrentar um problema atrás do outro. O modo como você o encara é que faz a diferença. - Benjamin Franklin




2. O mundo não está preocupado com sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele antes de sentir-se bem com você mesmo.

M.Obs.: Nada mais difícil quie lidar com o ego de empresários e determinados profissionais.

O que chamo de "pensamento dogmático", que pode incluir, inclusive, considerar que gasto totais de 1000, por exemplo, sejam suportados com receitas de 999, pois o proprietário/ profissional / gestor em questão "conhece o mercado".

3. Você não ganhará R$ 20.000,00 por mês assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à sua disposição, antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.

M.Obs: Existe uma taxa basal de crescimento possível para qualquer negócio, e ela é o limitante do enriquecimento seja de quem for numa organização. Mais que ela, somente com o aperto no mercado de um concorrente, oui o deslocamento de valores absorvidos por outro setor, como se pessoas que gastassem mais ao celular passassem por sua renda constante a ir menos ao cinema. Não existe almoço grátis, e o tamanho do prato é obviamente finito.
4. Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você!

M. Obs.: Não se deve ter tolerãncia com opiniões absurdas sobre fluxo de caixa. Onde se gera 1000, não se paga 1001. Qualquer coisa diferente disso à plena análise é insanidade, e cobrará seu preço. Logo, se chefes são ruins, credores podem ser cruéis.

Colaboração de meu amigo Zeco Carvalho, mais diretamente ao tratado nesta dica:

Uma conhecida firma de consultoria tecnológica tem uma política para os escalões graduados nessa linha.

Você, com sua secretária e sua equipe ocupam x m², que custam tantos reais de aluguel. A esse custo soma-se os salários e
outros custos. Portanto, se seus projetos não renderem esses custos mais um lucro razoável para a manutenção da empresa, o responsável por sua equipe que ficará sem emprego é você. Portanto, se seus projetos não dão retorno, tire a bunda da cadeira e vá vendê-los!

5. Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não esta abaixo de sua posição social. Seus avós tem uma palavra diferente para isso: "eles chamam de oportunidade".

M.Obs; Muitos negócios familiares e de pequeno grupo de sódios oriundo de convívio social na juventuide em meio social de determinado naipe são conduzido por noções ridículas de uma posição aristocrática. Pouco interessa que seu pai foi fulano. O grupo de trabalhadores mais baixo da empresa, se consolidado como força, lhe conduzirá a ter de ser coerente nas finanças e a pagar-lhes os seus direitos.
Remover neve. Uma atividade remunerada normal para os adolescentes do hemisfério norte em suas horas vagas.


6. Se você fracassar não é culpa de seus pais. Então não lamente seus erros, aprenda com eles.

M.Obs. Vale "ego", "aristocracia", e outros apontamentos relacionados a comportamentos psicológicos acima.

7. Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são "ridículos". Então antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração de seus pais, tente limpar ao menos seu próprio quarto!

M.Obs.: Tenho há tempos uma frase que é: "Cuide de sua maloca. Depois, preocuipe-se com a casa dos vizinhos. O mundo está cheio de empresários com cheiro de inúmeras duplicatas vencidas que preocupam-se com um título sendo reclamado de um concorrente.

8. Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano, e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente nada na vida real. Se "pisar na bola", está despedido, RUA! Faça certo da primeira vez.

M.Obs.: Desempenhos escolares brilhantes não fazem por milagre um dogmático com descuido nas contas passar a ser nem mesmo um medíocre em finanças. Geometria Algébrica profunda em nível de pós-doutorado não implica em saber-se fazer com disciplina e realismo simples "contas de açougueiro". Chegeui a ver empresas de mercado relativamente cativo, fundadas por doutores, ir à mais patética das falências, por pura irresponsabilidade e delírios numéricos irrealizáveis.
9. A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregadores o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.

M.Obs.: Semana é coisa de hebreus e romanos, algo para se organizar calendários. Meses só "viram" por simples acordo e costume. Mudanças de ano são apenas festividades e programação específica de TV. Economia e mercado são processos contínuos no tempo.

10. Televisão não é vida real! Na vida real, as pessoas tem que deixar o barzinho ou a boate e ir trabalhar.

M.Obs. Só se possui 24 horas por dia e 7 dias destes por semana. Muita festa e papo em br acabará cobrando seu preço. Lembre-se sempre que tempo é um variável "denominadora", e de fluxo contante e inquebrantável em valor. Noutras plavras, o faturamento não se acelera sem ação, e o fluxo das contas fixas sempre vem, inexoravelmente.


11. Seja legal com os CDFs. (Aqueles que os demais julgam: "são uns babacas..."). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar para um deles!

M.Obs.: Já ouvi de professor que preferia trabalhar com quem sua que com "gênios". Acho que Bill Gates e Jobs jamais concordariam com isso. Prefiro um espertíssimo e habilíssimo em Matemática aplicada que aponte onde se está errando no básico, no sofisticado, ou preveja algum desastre adiante ou detecte algo que não foi percebido que apenas um poreenchedor laboroso de livro razão. igualmente, prefiro lidar com mei dúzia de químicos de ponta que produzam valor a milahres de reais por quilograma que dezenas de trabalhadores que apenas produzam um "bulk chemical" barato, pronto a ser destronado pela concorrência.

Mas posso ser apenas um chato que não veja tanto como outros veem apenas a ponta de seu nariz.



A fama chega apenas quando morremos . O que vem depois não me interessa. Não aspiro à glória póstuma. Minha modéstia não é virtude. - Freud


Extras

1



Etanol no Brasil - (Mais) Problemas

www.eia.gov



De um debate no excelente blog Bolha Imobiliária.

Acrescentaremos mais etanol na gasolina. Importaremos.

Sim, lindo, barateia, aumenta a diponibilidade total de combustível.
Mas, péra aí! (sic)

Se antes não tínhamos para fornecer, e implicava em que tinha de se importar, quer dizer que agora vai se importar mais?

Não sei o que é pior:

As falácias desde as baixas como os “ad hominem chinelos” de quem defende a esculhambação que virou o mercado de energia inteiro do país ou as "babadas" colossais e mais que perceptíveis que o governo faz na lambança.

Já importamos etanol na escala de 2 bilhões de litro ano. Com mais demanda dele na gasolina, teremos de importar mais, pois o mercado de produção não dá sinais de que possa suprir a necessidade que surgirá, e está padecendo de N fatores já há uns 3 a 4 anos.


E pesquisando imagens para este extra, eis que...


2


Nem preciso comentar coisa alguma:





Foto de Veja, lamento aos que afirmam o absurdo de que ela publique mentiras. .

Ou deveria, por metáfora, por falas do filme Margin Call


John Tuld: So, what you're telling me, is that the music is about to stop, and we're going to be left holding the biggest bag of odorous excrement ever assembled in the history of capitalism.

(Então, o que você está me dizendo, é que a música está prestes a parar, e vamos ficar segurando o maior saco de excrementos odorous já montada na história do capitalismo.)

Peter Sullivan: Sir, I not sure that I would put it that way, but let me clarify using your analogy. What this model shows is the music, so to speak, just slowing. If the music were to stop, as you put it, then this model wouldn't even be close to that scenario. It would be considerably worse.

(Senhor, eu não tenho certeza se colocaria dessa maneira, mas deixe-me esclarecer usando sua analogia. O que este modelo mostra é que a música, por assim dizer, apenas desacelerou. Se a música fosse parar, como você diz, então este modelo não seria sequer perto desse cenário. Seria consideravelmente pior.)

John Tuld
: Let me tell you something, Mr. Sullivan. Do you care to know why I'm in this chair with you all? I mean, why I earn the big bucks.

(Deixe-me dizer uma coisa, Sr. Sullivan. Você se importa de saber por que estou nesta cadeira com todos vocês? Quero dizer, por que eu ganho as quantias graúdas.)

Peter Sullivan
: Yes.

John Tuld
: I'm here for one reason and one reason alone. I'm hear to guess what the music might do a week, a month, a year from now. That's it. Nothing more. And standing here tonight, I'm afraid that I don't hear - a - thing. Just... silence.


(Eu estou aqui por uma razão e um motivo só. Estou ouvindo para adivinhar se a música pode continuar uma semana, um mês, um ano a partir de agora. É isso aí. Nada mais. E aqui esta noite, eu tenho medo de eu não ou-ví-la. Só ... silêncio.)


3

Leitura recomendada, não. Obrigatória:






4

Trevas...

Subsídios: os excessos do Programa de Sustentação do Investimento (PSI). - mansueto.wordpress.com

Destaco:

“Isso vai parar? Não. O governo só vai parar com esse tipo de operação quando já for muito tarde. E nesse ritmo não há nada que impeça que o governo altere o limite do programa para R$ 400 bilhões ou mais, em 2014. Ao que parece, nossa equipe econômica talvez acredite muito no poder do “crédito subsidiado”.

Como não há nada de graça, mais subsídios significam mais carga tributária, deslocamento de outras despesas e/ou aumento da dívida. Será que seria necesário subsidiar um volume tão grande de empréstimos para o setor privado investir? Acho difícil essa história ter um final feliz.”


_

Nenhum comentário:

Postar um comentário