segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Alguns comentários sobre criptomoedas


Como meio de troca

Como moedas que são, criptomoedas são meios de troca. Quando se exemplificam certas questões em Economia, didaticamente, citam-se os maços de cigarro nas prisões, logo, meios de troca não necessariamente tem de ser o que seja uma “moeda física”, e tanto que muito do que hoje permite circulação de moeda no mundo são apenas registros contábeis.

Em tratando-se de registros contábeis, o modo de “livro razão” (no caso distribuído e portanto seguro) das diversas criptomoedas, especialmente o Blockchain ("Cadeia de Blocos") do bitcoin funde a segurança com a informatização de uma contabilidade de moeda fiduciária. Aqui um ponto positivo poderoso destas tecnologias.

Voltando às carteiras de cigarro, a história está cheia de vales, anotações, letras, medidas de subdivisões do estado, como os lendários e influentes até no vocábulo “pila” (de Pilla, membro do poder executivo de um período) do governo do Rio Grande do Sul. Logo, criar “moedas alternativas” e paralelas não é nenhuma novidade em termos econômicos. Aqui, também, a História da Economia está repleta de imensos erros, mas não seria um caso direto no caso das criptomoedas. Os problemas podem surgir, mas sua colocação no mercado “per se” não é fonte de problemas.



Blasting News


Moedas como investimento

Aqui começam os problemas diretos. 

Não existe “investir”, no sentido propriamente dito de “investimento”, em moedas. Existe especular, aproveitar flutuações, decisões governamentais, até informações privilegiadas que podem produzir ganhos em câmbio. 

Moedas,sendo meio de pagamento, de troca, não produzem dividendos, não rendem por si juros, não possuem réditos (aluguéis, juros, salários, os clássicos, até comissões e rendimentos, divisão de lucros gerados, etc). Não existe uma rúbrica que está acumulando capital ´produzido pela existência de uma moeda, a ser num momento debitado e remunerando que a possui, aliás pois a moeda é quem “prota” este pagamento. 

Como especulação que acabamos de demonstrar, aplicar capital em moeda e contar com sua valorização num período, portanto, implica em riscos.

Agora, uma verdade universal em Economia, que vale para tulipas, imóveis, diamantes, ouro, até mesmo terra, a “mercadoria que não se fabrica mais” de Mark Twain: não existe bem que permanentemente valoriza, em termos absolutos, reais (pois relativos, nominais, relacionados à inflação ou graves alterações cambiais, não é jamais valorização.

Isto, por si, já produz risco, e implica em necessárias perdas à alguém se outros num momento ganharam, pois a própria questão implica em que todos não podem permanentemente ganhar.

Disto, surge outra questão, que se mostrará ainda mais evidente.


O fator deflação

Imaginemos um EUA, a maior economia ‘de nação’ do mundo, que tivesse emitido - somado ao colocado em contas, digamos 1 bilhão de dólares em 1900. Como pelo início do século XX sua população sequer chegava a 100 milhões de habitantes, podemos fazer que cada estadunidense teria 10 dólares. Passados estes aproximadamente 100 anos, com população a mais de 300 milhões, hoje cada estadunidense teria aproximadamente 3,3 dólares. Logo, ou o poder de compra de cada dólar teria de ter se elevado, o que corresponde aos bens ficarem nominalmente mais baratos, ou a população teria, num ponto médio entre valorização da moeda e até plena redução do poder de compra da moeda, ficado mais pobre. Logo, por motivo que me parece óbvio, a moeda tem de ser fornecida à população, para uma economia crescente até no volume desta população, mesmo com poder de compra per capita estático. 

Aqui, podemos desconsiderar a necessidade sutil de uma leve inflação para a economia mostrar-se saudável, um dos pontos um tanto contra intuitivos da ciência econômica moeda, e já veremos o motivo básico.

Assim, se uma criptomoeda afirma-se de emissão por definição limitada, ela é essencialmente deflacionária, e terá de nominalmente, valorizar-se, o que não implica de forma alguma valorização real, pois a maçã da esquina, o saco de batatas, etc, não necessariamente será produzido em tempo correlato por valor mais e mais barato, e terá de se instalar um processo deflacionário.

Nesse processo, ainda mais destrutivo que um processo inflacionário, quem possui a moeda não a troca, não consome, pois amanhã, por motivo inexorável, esta terá ainda maior poder de compra, e quem não a recebe em contrapartida na troca, não a tendo, “encalha” com seus bens, sofre “paradeiro” em seus serviços, e não cobre seus custos, pois está sem receita. A Espanha do período colonial, com despejo de remessas de ouro entre garimpado e roubado, mais roubado, em uma economia abundando de moeda, é o exemplo clássico, e o seu colapso sempre deve ser lembrado. Portanto, um tanto de inflação. mínima, estimula o consumo.

Como bem ensinam os austríacos: moeda não é riqueza. 

Explicando, os bens e serviços são riquezas.

A consequência do acima é que especialmente bitcoin é uma moeda intrinsicamente deflacionária, e como tal, destinada a apresentar problemas e limitações como sistema de troca, e proibitiva para países, até por necessários controle de câmbio com suas desvalorizações, em caso de necessidade ou simples fomento de exportações.

Portanto, por diversos motivos acima apresentados, não existe problema profundo em criptomoedas como meio de troca, não existem riscos muito diferentes de outros sistemas, podem existir aplicações dentro do criminoso, como existe com as notas de mil dólares há décadas entre traficantes de cocaína, não existe “investimento” nestas moedas, existem especulações oportunistas e com seus riscos, afirmações diversas podem estar escondendo esquemas financeiros Ponzi, “pirâmides”, pois um momento de colapso matematicamente virá a quem jura que uma valorização pode ser permanentemente sustentável, e existem limitações definitivas, economicamente, para que se apresentem como verdadeiras moedas, inclusive, se globalmente aceitas.


Notas

Rédito: Numa definição mais profunda, a remuneração de um ente econômico. Para a natureza, expressa em uma área de terra, o aluguel; para o trabalho, o salário; para o capital, o juro. Uma definição mais ampla pode ser encontrada em: knoow.net - Rédito

Os fenômenos de alternância de inflação por déficit e deflação por excedente de moeda em metais nobres da Espanha pode ser consultado em: en.wikipedia.org - Price revolution

Nenhum comentário:

Postar um comentário