terça-feira, 24 de março de 2015

Número de Benjamin Graham


Primeira rascunho de tradução,com melhorias de: en.wikipedia.org - Graham number


O número de Benjamin Graham ou mais simplesmente número de Graham é uma figura usada em investimentos em valor mobiliário que mede o chamado valor justo de uma ação.[1] Com o nome de Benjamin Graham, fundador do Investimento em valor, o número Graham (N.B.G.) pode ser calculado como segue:


CodeCogsEqn (1).gif

Em Latex: N.B.G.=\sqrt{22.5\times(\text{L.P.A.})\times(\text{V.P.P.A.})}
Onde L.P.A. é o lucro por ação e V.P.P.A. é o valor patrimonial por ação.




O número final é, teoricamente, o preço máximo que um investidor defensivo deve pagar para uma dada ação. Dito de outra forma, uma ação com preços abaixo do número de Graham seria considerada de bom valor, se ela atende a uma série de outros critérios.

Graham escreve:[2]


Current price should not be more than 1½ times the book value last reported. However a multiplier of earnings below 15 could justify a correspondingly higher multiplier of assets. As a rule of thumb we suggest that the product of the multiplier times the ratio of price to book value should not exceed 22.5. (This figure corresponds to 15 times earnings and 1½ times book value. It would admit an issue selling at only 9 times earnings and 2.5 times asset value, etc.)
— Benjamin Graham, The Intelligent Investor, capítulo 14


“O preço corrente não deve ser superior a 1½ vezes ao último valor contábil apresentado. No entanto, um multiplicador de rendimentos abaixo de 15 poderia justificar um multiplicador de valor mais elevado de ativos. Como uma regra de ouro nós sugerimos que o produto do multiplicador vezes a razão de preço a valor contábil não deve exceder 22,5. (Este valor corresponde a 15 vezes os lucros e 1½ vezes o valor contábil. Seria admitir um problema vendendo em apenas 9 vezes os lucros e 2,5 vezes do valor dos bens, etc.)”


Cálculo alternativo


O lucro por ação é calculado dividindo o lucro líquido (resultado líquido) por ações em circulação. O valor contábil é outra maneira de dizer patrimônio líquido. Consequentemente, o valor patrimonial por ação é calculado pela divisão do patrimônio por ações em circulação. Consequentemente, a fórmula para o número Graham pode, assim, ser escrito como se segue:


CodeCogsEqn (2).gif
Em Latex:  N.B.G.=\sqrt{15 \times 1.5 \times \left(\frac{\text{R.L.}}{\text{A.E.C.}}\right) \times \left(\frac{\mathrm{P.L.}}{\text{A.E.C.}}\right)}=\sqrt{22,5 \times \left[ \frac {R.L. \times P.L.} {(A.E.C.)^2} \right]}


Onde R.L. é resultado líquido, A.E.C. são as ações em circulação e P.L. o patrimônio líquido.



Referências




2. Graham, Benjamin; Jason Zweig (2003-07-08) [1949]. "14". The Intelligent Investor. Warren E. Buffett (collaborator) (2003 edition ed.). HarperCollins. p. 349. ISBN 0-06-055566-1.


Recomendações de leitura

Using The Graham Number Correctly - www.serenitystocks.com